Perguntas Frequentes



  • Como atualizar os dados da empresa?

    - Na área da empresa, clique em Solicitar "Alteração de Dados Cadastrais".

    - Preencha os dados atualizados e clique em Enviar. 

  • Como cadastrar minha empresa?

    Na pagina inicial clique em +Cadastre sua empresa,

    -Preencha corretamente os dados do formulário: "Cadastre sua empresa para cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho".

    - Em "Localize o(s) segmento(s) de atuação de sua empresa por região ou entidade sindical", escolha quais dos filtros irá utilizar, confira nas opções que aparece abaixo, o segmento, Entidade Patronal e Entidade Laboral,  e selecione conforme a Convenção Coletiva que segue. E clique em Confirmar. 

    - Em até 15 minutos terá acesso a Área da Empresa no site, onde poderá visualizar a Cláusula e Manual anexo, correspondente, efetuar comunicados, imprimir boletos, entre outros. 
     

  • Como cadastrar usuário no Acesso Protegido

    Na Área da Empresa ao entrar com o CNPJ da empresa: 

    1. Clique em Cadastrar novo Usuário e preencha os campos solicitados e clique em Cadastrar

    2. Confirme na tela os endereços de e-mails para os quais a solicitação de autorização foi enviada

    3. Responsável pelo e-mail recebido autoriza o cadastro através do e-mail recebido

    Agora é só acessar com seu CPF e senha 

     

     

  • Como comunico sobre o nascimento de filhos de trabalhador(a)?

    Aqui no site do Benefício Social, na área da empresa clique em Comunicar, clique em Nascimento de Filho de Trabalhador e preencha o formulário com os dados corretos e anexe os documentos necessários e clique em enviar.

    > Atenção:  Os anexos precisam estar em formato (extensão): PDF, doc, gif. jpg, jpeg,tiff ou png. E de preferência que não ultrapasse o tamanho de 10mb.

    Anote o número de protocolo e informe-o ao trabalhador, no prazo de até 5 dias úteis você receberá a confirmação de PROTOCOLO RECEBIDO.

    Informe ao beneficiário que ele mesmo poderá acompanhar o andamento do seu Benefício, através deste site,  na área "Para Você" ou pelo App, Benefício Social Familiar, que ele pode baixar no Google Play ou na App Store.

  • Como imprimir o boleto?

    1 – Acesse o site www.beneficiosocial.com.br

    2 - Insira o CNPJ de sua empresa na "Área da Empresa”

    3 - Selecione o item Boletos de Pagamento

    4 – Siga o passo a passo para impressão

    Identifique qual a forma de impressão que deve utilizar e assista ao video Tutorial, aqui mesmo nas Perguntas Frequentes:

    - Como imprimir o boleto - Utilizo o modo por relação nominal

    - Como imprimir o boleto - Utilizo o Caged e declaro os Sem direito

    - Como imprimir o boleto - Utilizo o Total do caged com Recibo

    - Como imprimir o boleto - Utilizo o Total do caged com Extrato

  • Como imprimir o boleto - Utilizo o Caged e declaro os Sem direito

    Clique no link abaixo e assista ao tutorial

  • Como imprimir o boleto - Utilizo o modo por relação nominal

    A critério da empresa e por sua mera liberalidade a mesma poderá optar pelo cadastro mensal da relação dos trabalhadores que serão atendidos pelo Benefício Social Familiar. Tal relação deverá tomar por base o total de trabalhadores constantes da folha de pagamento, ainda que vínculo empregatício tenha sido por um único dia. 

    Caso existam benefícios que necessitem de relações nominais dos trabalhadores atendidos, as empresas DEVERÃO utilizar essa forma de recolhimento: Via relação nominal dos trabalhadores. 


    Acesse o link abaixo e veja o tutorial 

     

  • Como imprimir o boleto - Utilizo o Total do caged com Extrato

    Clique no link abaixo e assista aos tutoriais conforme o seu caso.

  • Como imprimir o boleto - Utilizo o Total do caged com Recibo

    Clique no link abaixo e assista o tutorial

  • Como são definidos os valores referente a este Benefício?

    Os valores são convencionados entre os representantes dos patrões e dos empregados, assinado em Convenção Coletiva de Trabalho pelo Sindicato Patronal e o Sindicato Laboral.

  • Como ter acesso ao Manual de Orientação e Regras?

    Na área da empresa clique em Consultar "Manual de Orientação e Regras" e selecione a região e o segmento correspondente.

    Logo abaixo clique no Manual desejado.

    Sugerimos a leitura na íntegra para saber o que é e como funciona o Benefício Social Familiar, e caso hajam dúvidas entre em contato através dos DDG's 0800 773 37 38 ou 0800 580 37 38.

  • Como verificar o andamento dos eventos?

    1. Acesse a área de empresas com o respectivo CNPJ. 

    2. Clique em Consultar Eventos de Trabalhadores

    3. Localize qual evento deseja acompanhar e clique em Consultar.

  • Empresa optante pelo simples Nacional. Precisa recolher?

    O SIMPLES NACIONAL foi criado com objetivo de unificar a arrecadação de dos tributos e contribuições das micro e pequenas empresas.

    Assim, foram unificados os tributos de competência Federal, Estadual e Municipal., assim como as contribuições instituídas pela União.

    Não estão compreendidas neste regime, as contribuições previstas em Convenção Coletiva de Coletiva, pois estas não foram instituídas pela União e sim por Entidades Sindicais.

    O não pagamento da contribuição intitulada “Benefício Social Familiar”, é por conta e risco do empregador, e implicará nas sanções pecuniárias previstas em Convenção Coletiva de Trabalho, além de acarretar outras sanções administrativas, como, a não obtenção de certidão de regularidade para participar em processos de concorrências públicas ou administrativas, além de cobranças judiciais e extrajudiciais.

  • Meu boleto venceu, como faço para efetuar o pagamento?

    O boleto pode ser pago mesmo após o vencimento, em qualquer banco, casa lotérica, via internet.

    Caso prefira, faça a reimpressão do boleto e o mesmo sairá prorrogado para 3 (três) dias corridos.

    Isso não muda seu vencimento original ( dia 10) e a empresa só estará Adimplente não havendo nenhum vencimento original em aberto.

  • Meus trabalhadores não aceitam esse desconto, como fazer ?

    1. Certifique-se, na cláusula do BSF em CCT vigente se o desconto pode ser feito.

    2. Se houver desconto previsto, informe ao trabalhador que a oposição referente ao mesmo deve ser feita no Sindicato Laboral. 

    3. Após oposição formal efetuada junto ao Sindicato, a empresa não poderá descontar o referido valor do respectivo trabalhador

    4. A empresa manterá o recolhimento para este trabalhador, quanto a parte que lhe cabe, conforme previsto em CCT.

    Ao imprimir o boleto deverá selecinar os trabalhadores com oposição formal ao desconto a fim de que o cáculo no boleto já seja descontado a parte do trabalhador.

    Atenção: Se ao imprimir o boleto, não aparecer a opção de selecionar os opositores entre em contato conosco 

    0800 773 3738/ 0800 580 3738 /  Chat on line / Fale Consoco / atendimento@beneficiosocial.com.br

  • Meus trabalhadores não são sindicalizados. Tenho que recolher o BSF ?

    Com a desvinculação, o trabalhador deixa de ser associado ao SINDICATO, cuja situação em nada interfere com o BENEFÍCIO SOCIAL FAMILIAR.

    Portanto, todos os trabalhadores, sejam eles associados ou não ao SINDICATO terão direito aos benefícios sociais definidos por aquela Entidade Sindical.

     

  • Na impressão, não consigo editar os dados de um trabalhador que informei na relação anterior

    Por motivo de segurança, os dados já informados não podem ser alterados.

    Neste caso terá que Excluí-lo e Incluir novamente como um novo trabalhador com as informações corretas. 

  • Não tenho mais trabalhadores. Como fazer para inativar o cadastro da empresa ?

    Envie agora mesmo a cópia do CAGED de desligamento (onde possui zero trabalhadores no último dia) para atendimento@beneficiosocial.com.br.

  • Não tenho trabalhadores com direito a esse Benefício.

    Envie agora mesmo um e-mail para: atendimento@beneficiosocial.com.br com a informação de qual sindicato Laboral e Patronal (ou número de registro da Convenção) que a empresa segue para que seja feita a verificação, caso não seja previsto o BSF o cadastro será inativado e a empresa receberá uma confirmação via e-mail. 

  • O que é o Benefício Social Familiar?

    O Benefício Social Familiar, é um inovador modelo de atendimento social e de apoio, seu objetivo é a reestruturação da família na ocorrência de falecimento, incapacitação total e permanente do trabalhador ou ainda contribuir com conforto e adaptação no nascimento de filhos do trabalhador.

    É instituído em Convenção Coletiva de Trabalho, e a empresa compulsoriamente a título de contribuição social, deverá recolher mensalmente até o dia 10 de cada mês, o valor estipulado por empregado.

    Sugerimos a leitura na íntegra da CCT vigente e do Manual de Orientações e Regras em nosso site na Aba PARA EMPRESA, e caso haja alguma dúvida entre em contato através do 0800 773 3738 - 0800 580 3738 ou e-mail: atendimento@beneficiosocial.com.br para os devidos esclarecimentos.

  • O que são os cartões de identificação e como solicitar?

    Os cartões são enviados sempre que a empresa faz o primeiro recolhimento em cumprimento à cláusula do Benefício Social Familiar, e é responsabilidade da empresa distribuí-los para que os seus trabalhadores tenham ciência de que estão amparados pelo Benefício Social Familiar em casos de: falecimento, incapacitação total e permanente do trabalhador e nascimento de filho do trabalhador (conforme previsto na CCT).

    A empresa também pode solicitá-los quando for necessário através deste site, na área das empresas, em "Solicitação de Cartões de Identificação" preencha os dados e clique em confirmar pedido, você receberá uma confirmação de envio dos cartões por e-mail.

    A solicitação de cartões é gratuita! 

  • O recolhimento deve ser feito mensalmente?

    Sim. Conforme previsto em Convenção Coletiva de Trabalho o recolhimento referente ao Benefício Social Familiar precisa ser efetuado todo dia 10 de cada mês.

  • Perdi minha senha para acesso a Área das Empresas

    Esclarecemos que para o acesso à área da empresa em caso de esquecimento ou perda de senha, deverá seguir os passos:

    1.            Acessar www.beneficiosocial.com.br

    2.            Digitar o CNPJ na Área da Empresa

    3.            Clicar em Esqueceu a Senha

    4.            Informar o CPF ( do usuário que esqueceu a senha) e clicar em Enviar

    5.            Você receberá um e-mail para cadastramento da nova senha, digite e clique em enviar.                                                           

     Atenção caso você não receba o e-mail em poucos minutos, verifique se ele não está em sua caixa de entrada, spam ou lixo eletrônico.

    Ao concluir os passos, já estará pronto para acessar com sua nova senha.

  • Posso contratar o Benefício Social Familiar para minha empresa?

    Não.

    O Benefício Social Familiar deve ser acordado pelas partes e inserido na Convenção Coletiva de Trabalho, se a CCT do seu segmento não tem a Cláusula do Benefício Social Familiar, procure seu Sindicato, sugira a inclusão.

  • Preciso do Comprovante de Regularidade. Como fazer?

    Aqui no site do Benefício Social, acesse a área da empresa, clique imprimir > Certificado de Regularidade, selecione o segmento que deseja imprimir o Certificado de Regularidade (segmento que consta na CCT) e clique em confirmar, em instantes será enviado ao e-mail cadastrado no Beneficio Social Familiar.

    Por isso mantenha o cadastro sempre atualizado. 

    Caso hajam débitos não conseguirá emitir o seu comprovante. Então providencie a regularização e 1 (um) dia após efetuar os recolhimentos devidos já  poderá emitir seu Comprovante de Regularidade do Benefício Social Familiar. 

  • Quais benefícios meus trabalhadores têm direito?

    Na área da empresa, acesse Consultar - Manual de Orientação e Regras, selecione estado e segmento, clique no link do Manual desejado e no arquivo que abrir verifique a tabela na última página. 

  • Quais entidades sindicais possuem o Beneficio Social Familiar?

    Entre no link do Mapa: http://www.beneficiosocial.com.br/mapa-site para visualizar todos os estados e segmentos atendidos pelo Benefício Social Familiar. 

  • Qual é o CAGED que deve ser anexado no site para efetuar comunicados?

    O último declarado ao M.T.E, anterior ao evento(nascimento, falecimento, incapacitação, etc)

  • Qual é o CAGED que deve ser utilizado para impressão do boleto?

    O último Extrato declarado ao M.T.E, anterior ao vencimento que está imprimindo.

  • Quando devo iniciar o recolhimento do Benefício Social Familiar?

    Desde a primeira contratação de trabalhador no segmento e/ou desde o início da vigência da cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho.

  • Quem é benefício social familiar?

    Gestora da cláusula Benefício Social Familiar, intituída em Convenção Coletiva de Trabalho. Desta forma administra desde a ocorrência de algum evento (nascimento, incapacitação ou falecimento) até o cumprimento da cláusula de forma integral.

  • Sou obrigado a pagar esse benefício ?

    Sim, desde que a empresa pertença ao segmento e região cuja CCT prevê a cláusula do Benefício Social Familiar.

  • Como fazer para me opor ao desconto em folha de pagamento?

    1. Certifique-se que o desconto é referente ao Beneficio Social Familiar (através do Rh da empresa).

    2. Saiba quais são todos os benefícios a que tem direito e seus respectivos valores no Manual de Orientação e Regras, anexo à cláusula do Beneficio Social Familiar.

    3. Após as verificações acima, se mesmo assim quiser se opor ao desconto, deverá verificar o procedimento junto ao seu Sindicato.

  • Como solicitar os Benefícios que tenho direito?

    Procure o RH da empresa e solicite o seu benefício. É responsabilidade da empresa comunicar no site www.beneficiosocial.com, o evento do trabalhador.

    Em casos de acionamento para o funeral, a família (amigo ou responsável) pode entrar em contato através do 0800 773 3738 ou 0800 580 3738 a qualquer hora do dia ou da noite em qualquer dia da semana.

    Será solicitado apenas a cópia da CTPS do trabalhador, que poderá ser enviada via whatsapp ou e-mail. 

  • Como verificar o andamento dos eventos?

    Na guia PARA VOCÊ, informe o número de protocolo que a empresa forneceu OU o CPF do trabalhador  e acompanhe o andamento do benefício.

    Você também pode baixar o App do Benefício Social Familiar na App Store ou Google Play, e fazer o acompanhamento do seu benefício utilizando o aplicativo.

  • Não consigo acompanhar o andamento do meu benefício. Coloco meu CPF ou protocolo e nada acontece

    A partir do momento que a empresa efetua o Comunicado no site do Benefício Social Familiar, o protocolo poderá ser acompanhado a partir do 5º dia útil. Caso ainda não tenha o seu protocolo, solicite-o no RH da da empresa! 

  • O que é o Benefício Social Familiar?

    O Benefício Social Familiar, é um inovador modelo de atendimento de social e de apoio, seu objetivo é a reestruturação da família na ocorrência de falecimento, incapacitação total e permanente do trabalhador ou ainda contribuir com conforto e adaptação no nascimento de filhos do trabalhador.

    Caso ocorra alguma dessas situações procure o RH da empresa e solicite que comunique o Benefício Social Familiar a respeito.
    Em casos de falecimento, a família pode entrar em contato através do 0800 773 37 38 ou 0800 580 37 38 a qualquer hora do dia ou da noite em qualquer dia.

  • O que é o cartão de identificação?

    O cartão que recebeu é para que tenha ciência que está amparado pelo BSF em casos de: falecimento, incapacitação total e permanente do trabalhador e nascimento de filho do trabalhador. Caso ocorra alguma dessas situações procure o RH da empresa e solicite que nos comunique a respeito. Em casos de falecimento, a família pode entrar em contato através do 0800 qualquer hora do dia ou da noite.

  • Quais os benefícios prestados?

    Os benefícios prestados variam de acordo com segmento e região. Verique no RH da sua empresa no Manual de Orientação e Regras anexo à cláusula do Benefício Social Familiar.

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