Perguntas Frequentes



  • Como são definidos os valores referente a este Benefício?

    Os valores são convencionados entre os representantes dos patrões e dos empregados, assinado em Convenção Coletiva de Trabalho pelo Sindicato Patronal e o Sindicato Laboral.

  • Como verificar o andamento dos eventos?

    1. Acesse a área de empresas com o respectivo CNPJ. 

    2. Clique em Consultar Eventos de Trabalhadores

    3. Localize qual evento deseja acompanhar e clique em Consultar.

  • Como atualizar os dados da empresa?

    - Na área da empresa, clique em Solicitar "Alteração de Dados Cadastrais".

    - Preencha os dados atualizados e clique em Enviar. 

  • Não tenho trabalhadores com direito a esse Benefício.

    Envie agora mesmo um e-mail para: atendimento@beneficiosocial.com.br com a informação de qual sindicato Laboral e Patronal (ou número de registro da Convenção) que a empresa segue para que seja feita a verificação, caso não seja previsto o BSF o cadastro será inativado e a empresa receberá uma confirmação via e-mail. 

  • Quais benefícios meus trabalhadores têm direito?

    Na área da empresa, acesse Consultar - Manual de Orientação e Regras, selecione estado e segmento, clique no link do Manual desejado e no arquivo que abrir verifique a tabela na última página. 

  • Quais entidades sindicais possuem o Beneficio Social Familiar?

    Entre no link do Mapa: http://www.beneficiosocial.com.br/mapa-site para visualizar todos os estados e segmentos atendidos pelo Benefício Social Familiar. 

  • Qual é o CAGED que deve ser anexado no site para efetuar comunicados?

    O último declarado ao M.T.E, anterior ao evento(nascimento, falecimento, incapacitação, etc)

  • Qual é o CAGED que deve ser utilizado para impressão do boleto?

    O último Extrato declarado ao M.T.E, anterior ao vencimento que está imprimindo.

  • Não tenho mais trabalhadores. Como fazer para inativar o cadastro da empresa ?

    Envie agora mesmo a cópia do CAGED de desligamento (onde possui zero trabalhadores no último dia) para atendimento@beneficiosocial.com.br.

  • Posso contratar o Benefício Social Familiar para minha empresa?

    Não.

    O Benefício Social Familiar deve ser acordado pelas partes e inserido na Convenção Coletiva de Trabalho, se a CCT do seu segmento não tem a Cláusula do Benefício Social Familiar, procure seu Sindicato, sugira a inclusão.

  • Empresa optante pelo simples Nacional. Precisa recolher?

    As empresas optantes pelo Simples Nacional foram dispensadas dos recolhimentos do Sindicato Patronal, mas nada as isenta dos recolhimentos de Contribuições Sindicais dos empregados e outros recolhimentos previstos em Convenção Coletiva de Trabalho. O não pagamento do Benefício Social Familiar, por conta e risco do empregador, poderá implicar na incidência das multas e demais cominações previstas, além de acarretar outras sanções administrativas, como a não obtenção de certidão de regularidade para participar em processos de concorrências públicas ou administrativas, além de futuras cobranças judiciais.

  • Meus trabalhadores não aceitam esse desconto, como fazer ?

    1. Certifique-se, na cláusula do BSF em CCT vigente se o desconto pode ser feito.

    2. Se houver desconto previsto, informe ao trabalhador que a oposição referente ao mesmo deve ser feita no Sindicato Laboral. 

    3. Após oposição formal efetuada junto ao Sindicato, a empresa não poderá descontar o referido valor do respectivo trabalhador

    4. A empresa manterá o recolhimento para este trabalhador, quanto a parte que lhe cabe, conforme previsto em CCT.

  • O recolhimento deve ser feito mensalmente?

    Sim. Conforme previsto em Convenção Coletiva de Trabalho o recolhimento referente ao Benefício Social Familiar precisa ser efetuado todo dia 10 de cada mês.

  • Quando devo iniciar o recolhimento do Benefício Social Familiar?

    Desde a primeira contratação de trabalhador no segmento e/ou desde o início da vigência da cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho.

  • Como imprimir o boleto utilizando recibo do CAGED?

    Assista ao vídeo 

  • Preciso do Certificado de Regularidade. Como fazer?

    Aqui no site do Benefício Social, acesse a área da empresa, clique imprimir > Certificado de Regularidade, selecione o segmento que deseja imprimir o Certificado de Regularidade (segmento que consta na CCT) e clique em confirmar, em instantes será enviado ao e-mail cadastrado no Beneficio Social Familiar.

    Por isso mantenha o cadastro sempre atualizado. 

  • Sou obrigado a pagar esse benefício ?

    Sim, desde que a empresa pertença ao segmento e região cuja CCT prevê a cláusula do Benefício Social Familiar.

  • Quem é benefício social familiar?

    Gestora da cláusula Benefício Social Familiar, intituída em Convenção Coletiva de Trabalho. Desta forma administra desde a ocorrência de algum evento (nascimento, incapacitação ou falecimento) até o cumprimento da cláusula de forma integral.

  • Como imprimir o boleto? - Tenho trabalhadores de outro segmento sem direito ao BSF, já informados no mês anterior.

    Assista ao vídeo:

  • Como imprimir o boleto utilizando o extrato do CAGED?

    Assista ao vídeo:

  • Como fazer a Impressão de boletos? Tenho trabalhadores de outro segmento sem direito ao BSF

    Assista ao vídeo:

  • Na impressão, não consigo editar os dados de um trabalhador que informei na relação anterior

    Por motivo de segurança, os dados já informados não podem ser alterados.

    Neste caso terá que Excluí-lo e Incluir novamente como um novo trabalhador com as informações corretas. 

  • Como ter acesso ao Manual de Orientação e Regras?

    Na área da empresa clique em Consultar "Manual de Orientação e Regras" e selecione a região e o segmento correspondente.

    Logo abaixo clique no Manual desejado.

    Sugerimos a leitura na íntegra para saber o que é e como funciona o Benefício Social Familiar, e caso hajam dúvidas entre em contato através dos DDG's 0800 773 37 38 ou 0800 580 37 38.

  • Como comunico sobre o nascimento de filhos de trabalhador(a)?

    Aqui no site do Benefício Social, na área da empresa clique em Comunicar, clique em Nascimento de Filho de Trabalhador e preencha o formulário com os dados corretos e anexe os documentos necessários e clique em enviar.

    > Atenção:  Os anexos precisam estar em formato (extensão): PDF, doc, gif. jpg, jpeg,tiff ou png. E de preferência que não ultrapasse o tamanho de 10mb.

    Anote o número de protocolo e informe-o ao trabalhador, no prazo de até 5 dias úteis você receberá a confirmação de PROTOCOLO RECEBIDO.

    Informe ao beneficiário que ele mesmo poderá acompanhar o andamento do seu Benefício, através deste site,  na área "Para Você" ou pelo App, Benefício Social Familiar, que ele pode baixar no Google Play ou na App Store.

  • Meu boleto venceu, como faço para efetuar o pagamento?

    O boleto pode ser pago mesmo após o vencimento, em qualquer banco, casa lotérica, via internet. Caso prefira, faça a reimpressão do boleto e o mesmo sairá prorrogado para dois dias corridos.

    Isso não muda seu vencimento original ( dia 10) e o amparo à empresa, volta as zero horas do dia seguinte após a quitação bancária.

  • Como imprimir o boleto?

    1.Tenha em mãos a quantidade de trabalhadores do último dia, do último CAGED declarado ao M.T.E.

    2.Aqui no site do Benefício Social Familiar, acesse a área de empresas com o respectivo CNPJ.

    3.Clique em Boletos de Pagamento e na opção Imprimir,

    4.Escolha o vencimento que irá imprimir e clique em continuar,

    5.Preencha as informações com base no último CAGED entregue ao M.T.E (antes do vencimento escolhido): Mês, ano e Código de recebimento desse CAGED e Total de Trabalhadores constante no Campo ÚLTIMO DIA.

    6. Em seguida informe a quantidade de trabalhadores correspondente  a cada Convenção.

    7. Tique,declarando que as informações são verdadeiras.

    8. Preencha seu nome, seu CPF e seu E-mail e clique em Imprimir.

    > Você também pode assistir aos vídeos tutoriais disponíveis neste FAC, nos itens:

    - Como fazer a Impressão de boletos utilizando RECIBO DO CAGED?

    - Como fazer a Impressão de boletos utilizando dados do extrato de CAGED?

    - Como faço a Impressão de boletos - Tenho trabalhadores de outro segmento - sem direito ao BSF

    - Como faço a Impressão de boletos - Tenho trabalhadores de outro segmento - sem direito ao BSF já informados no mês anterior

  • Como cadastrar minha empresa?

    Na pagina inicial clique em +Cadastre sua empresa,

    -Preencha corretamente os dados do formulário: "Cadastre sua empresa para cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho".

    - Em "Localize o(s) segmento(s) de atuação de sua empresa por região ou entidade sindical", escolha quais dos filtros irá utilizar, confira nas opções que aparece abaixo, o segmento, Entidade Patronal e Entidade Laboral,  e selecione conforme a Convenção Coletiva que segue. E clique em Confirmar. 

    - Em 15 minutos terá acesso a Área da Empresa no site, onde poderá visualizar a Cláusula e Manual anexo, correspondente, efetuar comunicados, imprimir boletos, entre outros. 
     

  • O que são os cartões de identificação e como solicitar?

    Os cartões são enviados sempre que a empresa faz o primeiro recolhimento em cumprimento à cláusula do Benefício Social Familiar, e é responsabilidade da empresa distribuí-los para que os seus trabalhadores tenham ciência de que estão amparados pelo Benefício Social Familiar em casos de: falecimento, incapacitação total e permanente do trabalhador e nascimento de filho do trabalhador (conforme previsto na CCT).

    A empresa também pode solicitá-los quando for necessário através deste site, na área das empresas, em "Solicitação de Cartões de Identificação" preencha os dados e clique em confirmar pedido, você receberá uma confirmação de envio dos cartões por e-mail.

    A solicitação de cartões é gratuita! 

  • Por que tenho que informar o nome dos trabalhadores que não têm direito ao Benefício Social Familiar ?

    A base de cálculo para o recolhimento do BSF é o extrato de CAGED declarado ao M.T.E e não há nenhuma necessidade de relação nominal quanto aos trabalhadores que possuem direito ao benefício. Entretanto se a empresa não recolhe pelo total de trabalhadores que possui no CAGED, será necessário informar nominalmente cada um dos trabalhadores que não tem direito afim de evitarmos a prestação de serviços indevida, informações divergentes ou considerar a empresa inadimplente por recolhimento a menor.

    É uma forma segura para a empresa, trabalhadores e sindicatos. O envio dessa relação de trabalhadores é simples, basta apenas importar uma planilha com os dados solicitados e nos meses seguinteS pode-se apenas fazer a manutenção dos dados ou caso prefira, importar nova planilha.

    Assista o vídeo e saiba como fazer:

  • O que é o Benefício Social Familiar?

    O Benefício Social Familiar, é um inovador modelo de atendimento social e de apoio, seu objetivo é a reestruturação da família na ocorrência de falecimento, incapacitação total e permanente do trabalhador ou ainda contribuir com conforto e adaptação no nascimento de filhos do trabalhador.

    É instituído em Convenção Coletiva de Trabalho, e a empresa compulsoriamente a título de contribuição social, deverá recolher mensalmente até o dia 10 de cada mês, o valor estipulado por empregado.

    Sugerimos a leitura na íntegra da CCT vigente e do Manual de Orientações e Regras em nosso site na Aba PARA EMPRESA, e caso haja alguma dúvida entre em contato através do 0800 773 3738 - 0800 580 3738 ou e-mail: atendimento@beneficiosocial.com.br para os devidos esclarecimentos.

  • Meus trabalhadores não são sindicalizados. Tenho que recolher o BSF ?

    Com a desvinculação, o trabalhador deixa de ser associado ao SINDICATO, cuja situação em nada interfere com o BENEFÍCIO SOCIAL FAMILIAR.

    Portanto, todos os trabalhadores, sejam eles associados ou não ao SINDICATO terão direito aos benefícios sociais definidos por aquela Entidade Sindical.

     

  • Como fazer para me opor ao desconto em folha de pagamento?

    1. Certifique-se que o desconto é referente ao Beneficio Social Familiar (através do Rh da empresa).

    2. Saiba quais são todos os benefícios a que tem direito e seus respectivos valores no Manual de Orientação e Regras, anexo à cláusula do Beneficio Social Familiar.

    3. Após as verificações acima, se mesmo assim quiser se opor ao desconto, deverá verificar o procedimento junto ao seu Sindicato.

  • Como solicitar os Benefícios que tenho direito?

    Procure o RH da empresa e solicite o seu benefício. É responsabilidade da empresa comunicar no site www.beneficiosocial.com, o evento do trabalhador.

    Em casos de acionamento para o funeral, a família (amigo ou responsável) pode entrar em contato através do 0800 773 3738 ou 0800 580 3738 a qualquer hora do dia ou da noite em qualquer dia da semana.

    Será solicitado apenas a cópia da CTPS do trabalhador, que poderá ser enviada via whatsapp ou e-mail. 

  • Como verificar o andamento dos eventos?

    Na guia PARA VOCÊ, informe o número de protocolo que a empresa forneceu OU o CPF do trabalhador  e acompanhe o andamento do benefício.

    Você também pode baixar o App do Benefício Social Familiar na App Store ou Google Play, e fazer o acompanhamento do seu benefício utilizando o aplicativo.

  • Quais os benefícios prestados?

    Os benefícios prestados variam de acordo com segmento e região. Verique no RH da sua empresa no Manual de Orientação e Regras anexo à cláusula do Benefício Social Familiar.

  • O que é o cartão de identificação?

    O cartão que recebeu é para que tenha ciência que está amparado pelo BSF em casos de: falecimento, incapacitação total e permanente do trabalhador e nascimento de filho do trabalhador. Caso ocorra alguma dessas situações procure o RH da empresa e solicite que nos comunique a respeito. Em casos de falecimento, a família pode entrar em contato através do 0800 qualquer hora do dia ou da noite.

  • O que é o Benefício Social Familiar?

    O Benefício Social Familiar, é um inovador modelo de atendimento de social e de apoio, seu objetivo é a reestruturação da família na ocorrência de falecimento, incapacitação total e permanente do trabalhador ou ainda contribuir com conforto e adaptação no nascimento de filhos do trabalhador.

    Caso ocorra alguma dessas situações procure o RH da empresa e solicite que comunique o Benefício Social Familiar a respeito.
    Em casos de falecimento, a família pode entrar em contato através do 0800 773 37 38 ou 0800 580 37 38 a qualquer hora do dia ou da noite em qualquer dia.

  • Não consigo acompanhar o andamento do meu benefício. Coloco meu CPF ou protocolo e nada acontece

    A partir do momento que a empresa efetua o Comunicado no site do Benefício Social Familiar, o protocolo poderá ser acompanhado a partir do 5º dia útil. Caso ainda não tenha o seu protocolo, solicite-o no RH da da empresa! 

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